23/11/2021



Para os próximos anos, o Pix, ferramenta de transferência instantânea de recursos, poderá ser usado em operações sem acesso à internet e em transações internacionais, anunciou o presidente do Banco Central (BC). As novidades ainda não têm data para entrarem em vigor.

O anúncio em evento especial do BC para celebrar o aniversário de um ano da nova ferramenta. O Pix ainda não atingiu todo o potencial. “O uso do QR Code Código QR, versão avançada do código de barras fotografada pelo celular, ainda depende de melhor assimilação da tecnologia pelos usuários”, explicou.

Apesar de algumas novidades do Pix dependerem de desenvolvimentos tecnológicos, o presidente do BC considerou revolucionária a evolução do sistema instantâneo de pagamentos, que funciona 24 horas por dia e permite a transferência de recursos entre contas de instituições financeiras diferentes. “A realidade superou as expectativas. O uso do Pix aumenta mês após mês. A velocidade de adoção é a mais rápida do mundo”, destacou.

Até outubro deste ano, cerca de 7 bilhões de transações foram executadas por meio do sistema, movimentando R$ 4 trilhões. O recorde diário de transações ocorreu no último dia 5 de novembro, com 50.045.289 operações. O Pix tinha 348,1 milhões de chaves cadastradas por 112,65 milhões de usuários (105,24 milhões de pessoas físicas e 7,41 milhões de pessoas jurídicas), também até outubro deste ano. Ao todo, 62,4% da população acima de 18 anos usou a ferramenta para enviar ou receber dinheiro. No período, havia 762 instituições financeiras cadastradas para operar o Pix e 87 em fase de adesão. Entre essas instituições, estão bancos, financeiras, instituições de pagamento, cooperativas de crédito e fintechs (startups financeiras).

Em 12 meses de funcionamento, o Pix ultrapassou, em número de transações, meios de pagamento tradicionais. A ferramenta superou a Transferência Eletrônica Disponível (TED) e o Documento de Ordem de Crédito (DOC) em janeiro deste ano. Em março, foi a vez de o Pix tomar o lugar dos boletos bancários na preferência por meios de pagamento.

Inclusão

Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, disse que o crescimento do Pix tem sido proporcionalmente maior em classes mais baixas, com 45,6 milhões de pessoas que estavam fora do sistema financeiro passando a operar pagamentos digitais. Entre as camadas de menor renda, o número de usuários do Pix subiu 131% entre março e outubro deste ano, contra crescimento de 52% no total da população.

O Pix tem ganhado a adesão de beneficiários de programas sociais. Cerca de 35% dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e de 25% dos beneficiários do Bolsa Família usaram o sistema de pagamentos instantâneos para movimentarem os benefícios. O Brasil, ressaltou o diretor do BC, passou a ocupar o terceiro lugar entre os países que mais usam pagamentos instantâneos, atrás apenas da Suécia, que adotou o sistema há sete anos, e a Dinamarca, há cinco anos.

Pix Saque e Pix Troco

Até o fim do ano, o Pix ganhará novas funcionalidades. Entrou em vigor um mecanismo de segurança que agiliza a devolução de recursos a usuários vítimas de fraude ou de problemas operacionais entre as instituições participantes. No próximo dia 29, passam a funcionar o Pix Saque e o Pix Troco. O primeiro permite que o usuário transfira recursos para uma conta Pix em pontos que ofertarem o serviço e sacar dinheiro em espécie. O segundo permite que o cliente transfira, para a conta de estabelecimentos comerciais, quantias maiores que o valor da compra e saque a diferença em forma de troco.

Ainda neste trimestre, o iniciador de pagamentos, hoje existente para compras com cartão de crédito e débito, deverá ser estendido ao Pix. Por meio dessa ferramenta, o cliente recebe um link com o valor da transação, bastando confirmar os dados e autorizar o pagamento, sem precisar entrar no aplicativo do banco. No caso do Pix, bastará o usuário digitar a senha da conta corrente.

Fonte: Empresarial

23/11/2021



O WhatsApp anunciou um novo e mais amigável atalho para o serviço de pagamentos por meio do aplicativo de mensagens. Os pagamentos no WhatsApp também estarão acessíveis por um ícone de Real (R$) localizado no campo de texto do aplicativo entre os ícones de Clipe de Papel e da Câmera.

Segundo a empresa, a mudança está sendo implementada gradualmente para todos os usuários do WhatsApp no Brasil, nos sistemas iOS e Android, e irá adicionar mais comodidade e simplicidade ao permitir o acesso ao serviço no campo mais usado para conversas no aplicativo.

O WhatsApp espera que essa mudança na interface do usuário facilite o uso do serviço, principalmente com a proximidade das festas de fim de ano e que a fácil transferência de dinheiro capacitará mais pessoas a participarem da economia digital.

O serviço de pagamentos está disponível para todos os usuários brasileiros com cartões de débito, pré-pago ou combo/múltiplo de um dos bancos participantes, nas bandeiras Visa e Mastercard. Apenas transações dentro do país e em moeda local são autorizadas. Nenhuma taxa é cobrada.

Fonte: Empresarial

23/11/2021



Com o avanço da vacinação no país e a redução dos casos de Covid-19, os governos conseguiram reduzir as restrições em seus estados e cidades e, com isso, os pequenos negócios estão voltando a funcionar e a melhorar o faturamento.

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre o final de agosto e o início de setembro, 85% dos empreendimentos brasileiros voltaram a funcionar, um aumento de cinco pontos percentuais em relação à 11ª edição da pesquisa, divulgada em maio.

Apenas 9% continuam fechados temporariamente, o menor patamar histórico desde quando a série de pesquisas começou a ser feita, em abril do ano passado. O presidente do Sebrae, explica que a pesquisa detectou o menor nível de restrições, pois somente 3% das empresas estão em locais com restrições, e que o funcionamento das empresas mudou drasticamente de maio para o período atual.

“O que de fato reduziu as restrições foi a vacinação. Estamos vivendo um momento diferente e o reflexo aparece em todo o país”, observa ao complementar que o número de empresários preocupados com o futuro da empresa caiu de 56%, em maio, para 44%, nesta edição, explica o presidente.

Retomada do faturamento

Além do aumento de empresas que estão em funcionamento, a 12ª edição da pesquisa também constatou que a proporção de empresas com queda de faturamento atingiu o menor patamar histórico de 71%.

Quando analisado por porte, os microempreendedores são os que ainda apresentam a maior quantidade de empresas com queda de faturamento: 76%, enquanto que 64% das micro e pequenas ainda apresentam redução. “O impacto médio no faturamento das empresas ficou em -34%, o que significa que o movimento de recuperação do faturamento dos pequenos negócios foi retomado, voltando ao patamar verificado em novembro do ano passado”, esclarece.

Legado da pandemia

Melles ainda ressalta que 59% das empresas em funcionamento atuam com mudanças que foram adotadas desde o início da pandemia. “Isso já é um reflexo do legado que a pandemia deixará. As empresas digitalizaram mais, adotaram protocolos de segurança, buscaram serviços de entrega, entre outros, e devem manter muitas dessas adequações”, finaliza o presidente do Sebrae.

Fonte: Empresarial

16/11/2021



No mesmo dia em que o Pix completa um ano, a ferramenta passará a contar com o mecanismo especial de devolução, que vai facilitar o retorno de valores movimentados em caso de suspeita de fraude ou falha operacional.

O mecanismo foi anunciado pelo Banco Central (BC) em junho e a partir desta terça-feira se junta a outras medidas para aperfeiçoar a segurança do Pix.

A ideia é que a devolução seja feita pela própria instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta. Já há um mecanismo parecido, mas ele funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro.

A nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.

Quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.

Limite de R$ 1 mil

O mecanismo passa a ser mais uma ferramenta de proteção dos usuários do Pix. Anteriormente, o BC já havia instituído um limite de R$ 1 mil nas transações realizadas no período noturno.

Além disso, as instituições financeiras devem oferecer aos clientes a possibilidade de escolher limites de transação diferentes para o dia e para a noite. Essa decisão foi tomada porque a maioria dos crimes, como sequestros-relâmpago, acontecem no período noturno.

Fonte: Empresarial

16/11/2021



Com menos de dois meses para encerrar o ano de 2021, SP já superou o número anual de empresas abertas na série histórica realizada desde 1998. No montante de constituições registradas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), o estado alcançou a marca de 236.008 novos empreendimentos.

Segundo a autarquia, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), comparado a todo ano de 2019, período com, até então, maior número de constituições registradas nos últimos 23 anos, 2021 apresenta uma alta de aproximadamente 5,08% de novas empresas abertas.

O recorde anual de abertura de empresas se deu após serem registradas em outubro corrente, 25.229 constituições. O número representa o melhor mês de outubro na série histórica e o quarto melhor resultado em 2021.

Recorde na capital

Seguindo a tendência do estado, a capital paulista também registrou com o resultado de outubro, o maior número anual de empresas abertas nos últimos 23 anos: 99.143 novas constituições. O total nestes dez meses de 2021 é de aproximadamente 4,58% superior ao registrado em 2019 quando foram computadas 94.795 empresas abertas na cidade, também maior número de empresas constituídas na ocasião.

Em outubro, a cidade de São Paulo registrou 11.046 constituições. O resultado é também o melhor resultado no mês de outubro em toda série histórica e o terceiro melhor número de empresas abertas em 2021.

Apoio das instituições

O resultado positivo é analisado pela instituição como um reflexo da consonância entre as ações do Governo de SP para fomentar o empreendedorismo e de ferramentas ligadas à tecnologia implantadas pela JUCESP para melhorar o ambiente de negócios cujo objetivo visa à retomada do crescimento da economia no estado em meio à crise desencadeada pela pandemia do Coronavírus.

Fonte: Empresarial

16/11/2021



Durante a pandemia, várias empresas tiveram de se adaptar a uma realidade completamente nova, em que o marketing praticamente se limitava ao mundo virtual. Com o fim da propaganda “boca-a-boca”, empresários e comerciantes se viram obrigados a aprender novas maneiras de prospectar e fidelizar clientes.

Segundo o especialista em gestão de negócios na área de saúde, a melhor maneira de tirar proveito desse momento é utilizando o Marketing de Relacionamento. Para ele, a internet, seja por meio de um site, mídias sociais ou plataforma e-commerce, facilita e agiliza o acesso às informações sobre a empresa, seus produtos e serviços. “Para fidelizar um cliente, você precisa conhecê-lo e se relacionar com ele. Com a pandemia, as pessoas têm optado cada vez mais pelo relacionamento on-line, seja para compra, pesquisa ou até avaliação”, destaca.

O especialista ainda fala sobre a importância de ser ativo dentro das redes sociais, mas com foco em um serviço de qualidade, oferecendo um bom atendimento nas redes, sendo uma excelente maneira de cativar o seu público e melhorar a relação com os clientes. “Isso ajuda a transmitir uma imagem de segurança e confiabilidade para o seu negócio. Responder todos os comentários, ser ágil para responder mensagens e lidar bem com as críticas são apenas alguns dos pontos cruciais para se dar bem na internet”, conta o especialista.

Outra dica válida no marketing de relacionamento é não falar só sobre sua marca e seus benefícios o tempo todo, já que isso soa distante dos seus clientes. Descubra quais são os gostos, preferências e interesses dos seus seguidores. O desafio, nesse caso, é entender exatamente o que oferecer em seu serviço, sem ser chato e forçado.

Termina constatando que tudo isso pode reverter grandes contratempos que várias empresas enfrentam. “Ao compreender isso, sua marca vai conseguir enviar um e-mail personalizado para um usuário que não completou uma compra e abandonou o carrinho, ou um consumidor indeciso que não conseguiu escolher o que comprar. Esses são os primeiros passos para um marketing mais humanizado, e isso pode auxiliar a concluir vendas e fidelizar clientes”, finaliza o especialista em gestão.

Fonte: Empresarial

16/11/2021



Contribuintes do Simples Nacional que tenham tributos a pagar referentes ao mês de maio de 2021 tem até o dia 22 de novembro para acertar suas dívidas com o Fisco. A data original para pagamento era 21 de junho, mas devido à contínua crise causada pela pandemia, o prazo foi estendido.

O Comitê Gestor do Simples Nacional viu na possibilidade da prorrogação dos prazos uma forma de apoiar o micro e pequeno empreendedor e decidiu em março aumentar os prazos dos pagamentos dos meses de março, abril e maio.

Com a alteração, os acertos previstos para esses meses começaram a ser realizados a partir de julho e agora quem tem atrasos referentes à maio, deve pagar até o fim deste mês de novembro. A parcela pode ser paga em duas vezes, agora em novembro e depois em 20 de dezembro.

O não pagamento dos débitos pendentes pode causar a exclusão de ofício do Simples Nacional, por motivo de inadimplência e também estão sujeitas a multas.

Fonte: Tributário

8/11/2021



A proteção aos dados pessoais é um direito fundamental e essa garantia vem sendo contemplada com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), recentemente implementada no país. Com aplicação de multas permitida desde agosto deste ano, o tema se tornou um dos mais sensíveis neste momento em que vemos tantas notícias em todas as mídias sobre fraudes, ataques e vazamentos.

Milhares de empresas já foram multadas pela nova lei, mostrando que não são todos os empresários que já atingiram um grau de maturidade para proteger os dados de seus clientes e preservar suas marcas de forma adequada. Por isso, gerente de Desenvolvimento de Negócios, separou algumas dicas para organizações de todos os portes se adequarem à LGPD.

Diagnóstico

É muito importante ter um diagnóstico do momento da empresa em relação à LGPD para entendimento do fluxo de dados e planejamento das próximas etapas. A maior parte das grandes empresas já passou por essa fase e as pequenas e médias de alguma maneira estão dando passos nesse sentido.

Relacionamento entre áreas

Como qualquer prática nova, a LGPD está levando um tempo para ser assimilada pelas empresas. Observa-se muito desconhecimento da lei, do processo e do que fazer com as solicitações e consentimentos dos titulares de dados. Isso tem gerado tensão interna entre áreas. Por isso, é importante que as empresas se preocupem em eleger o responsável pelo processo, com suporte de departamentos internos ou serviço externo, para que tudo esteja alinhado.

A maturidade é alcançada pela padronização no tratamento de dados. O papel do encarregado de dados deve ser o de agregar áreas e uniformizar o tratamento dos dados.

Uma opção é contratar uma consultoria que apoie o entendimento e o relacionamento entre áreas para que o projeto flua. Além disso, o respaldo jurídico é fundamental e pode ser obtido no setor interno da própria empresa ou via consultoria terceirizada (mais comum em médias e pequenas empresas).

Comprometimento da liderança

Mesmo que seja escolhida uma área para liderar as ações relacionadas à LGPD, seja Jurídico, Compliance ou Segurança da Informação - para citar os principais exemplos -, o engajamento estratégico da liderança da empresa é fundamental para que tais ações sejam efetivas. O CEO deve vestir essa camisa e estimular as equipes a fazerem o mesmo.

Atendimento ao Titular de Dados

A melhor maneira de construir um processo de atendimento e resposta ao titular de dados eficaz é pela automação. Tais responsabilidades visam a gestão do processo e acompanhamento da evolução, passando por itens como: resposta ao titular, gestão do consentimento e assessments internos/terceiros.

A utilização de uma solução automatizada, que realize todas as etapas e traga insights para que os responsáveis possam se manter informados e tomar as precauções necessárias quando necessário, é a melhor e mais segura opção.

Integração entre sistemas

Para o gerente de desenvolvimento, a integração entre sistemas é fundamental. Na gestão do consentimento, por exemplo, uma vez que o usuário dê uma negativa ao consentimento para o tratamento de determinados dados, esta informação será armazenada.

“Contudo, como os demais sistemas terão acesso à negativa de consentimento? Fato é que todos os sistemas precisam acessar tal informação para que possam utilizá-la. A integração permite que os sistemas compartilhem informações adequadamente de forma a evitar falhas como envio de uma propaganda não autorizada ou compartilhamento de dados com terceiros”, finaliza o gerente.

Fonte: Empresarial

8/11/2021



Uma pesquisa inédita feita pela Fundação, uma das maiores escolas de negócios do mundo – mostrou que mesmo com o avanço do Pix, o pagamento digital ainda está longe de ser o preferido pelos brasileiros.

Pelo levantamento, mais da metade da população se sente mais segura usando o dinheiro vivo na hora das compras. Segundo a pesquisa, 53,4% dos brasileiros preferem pagar contas e fazer compras em dinheiro.

A escolha dos brasileiros para meio de pagamento que aparece em segundo lugar, depois de cédulas e moedas, é o cartão de crédito (20%). Em seguida, o cartão de débito (16,5%), depois o boleto bancário (4,6%) e, por último, o Pix, forma mais nova de pagamento, que tem a preferência de 3,5% dos brasileiros.

Como justificativa para os brasileiros ainda preferirem o dinheiro vivo como meio de pagamento em vez do meio digital, aparece o fator controle. Para 31,3% dos entrevistados, as cédulas e moedas ainda permitem mais controle.

O levantamento foi feito com duas mil pessoas por telefone.

Pix completa um ano

No próximo dia 16, o Pix, sistema de pagamento instantâneo e gratuito para pessoas físicas lançado pelo Banco Central (BC), celebra seu primeiro ano de operação.

Em menos de um ano, a ferramenta cresceu 639% em quantidade de pessoas cadastradas, uma evolução de 13,7 milhões de usuários pessoas físicas em seu primeiro mês de vida para 101,3 milhões até setembro deste ano.

Ainda em novembro novas opções atreladas ao Pix serão disponibilizadas, mostrando que a ferramenta segue preocupada em atender as necessidades dos usuários e continuar se modernizando.

O Pix Saque e o Pix Troco serão implementados no dia 29 de novembro. A primeira opção funcionará como um “caixa eletrônico”, no qual o cliente fará um Pix ao agente de saque a partir de um QR Code e poderá receber o valor em espécie.

No Pix Troco é semelhante, o dinheiro vivo poderá ser sacado no momento da compra de um estabelecimento comercial, podendo realizar um Pix no valor daquela compra e mais o valor que gostaria de ser sacado.

Fonte: Economia

8/11/2021



O comércio precisou se reinventar e colocar em prática em pouco tempo mudanças que talvez demorariam anos para serem pensadas e implementadas. Isso aconteceu devido às restrições de mobilidade que a pandemia de Covid-19 trouxe especialmente durante 2020.

Em março do ano passado, quando as primeiras restrições surgiram e as pessoas passaram a trabalhar home office, as ruas de repente ficaram vazias e a vida passou a precisar de um novo normal em todos os âmbitos, inclusive no consumo.

Por isso, as empresas e comércios, independente do porte, passaram a buscar soluções para se manter no mercado e atender às novas demandas. Foi no mundo online então que surgiu a grande chance de reverter esse cenário.

De acordo com estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico
em parceria com a Neotrust, mais de 150 mil lojas passaram a vender por lojas virtuais no período e cerca de 20 milhões de pessoas realizaram sua primeira compra durante a pandemia.

Em comparação à 2019, o aumento dos e-commerces em 2020 foi de 68% e o impacto dessas vendas no faturamento mensal também cresceu, passando de 5% para uma média de 10%.

Ainda segundo o Sebrae, 70% dos micro e pequenos empreendedores aderiram à plataformas de vendas digitais no período analisado e 23% ainda conseguiram desenvolver e lançar um canal de vendas próprio online.

Atualmente inúmeras empresas deixaram de apostar no atendimento presencial e se desfizeram permanentemente de suas locações presenciais, investindo no marketing de relacionamento à distância e em boas experiências de e-commerce.

Fonte: Tecnologia

8/11/2021



Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020 foram atualizados e a geração de empregos formais de 2020 caiu em 46,8%.

A defasagem foi identificada quando foi feita a comparação por meio do documento do Caged apresentado em janeiro deste ano, com os dados acumulados de 2020, e os números do painel do Caged atualizados com novas informações recebidas.

Em janeiro, quando ainda era divulgado pelo Ministério da Economia, o Caged registrou a criação de 142.690 vagas com carteira assinada no acumulado do ano. Agora, o painel mostra o saldo de 75.883 novos empregos no ano de 2020.

A diferença é causada por 337.703 novos registros de demissões e, por outro lado, 270.896 novas contratações informadas. A maior diferença pode ser observada no mês de dezembro, que antes registrou apenas 67.906 empregos perdidos e, agora, já mostra 112.039 vagas fechadas.

Embora o ano de 2020 tenha registrado a maior queda da atividade econômica desde 1990, a forte geração de emprego no ano foi motivo de comemoração da equipe econômica por mais de uma vez. Isso porque, segundo o ministro, essa era a grande diferença da recessão de 2020 em relação às recessões de 2015 e 2016.

“A grande notícia para nós é que em um ano terrível, em que o PIB caiu 4,5%, criamos 142 mil novos empregos”, disse o ministro da Economia ao divulgar os dados em janeiro deste ano.

Geração de empregos em 2021

Para 2021, o novo ministro de Trabalho e Previdência, já afirmou que espera a geração de 3 milhões de novos empregos.

A previsão, no entanto, contava com a implementação de novos programas de estímulo ao emprego que não foram aprovados com a recusa do Senado à MP 1045.
Até setembro, o Brasil acumulava 2,5 milhões de novos empregos com carteira assinada.

Fonte: Trabalhista

3/11/2021



A Resolução CGSN nº 161/2021 alterou a Resolução CGSN nº 140/2018, que dispõe sobre o Simples Nacional e a Resolução CGSN nº 160/2021, que permitiu a realização de transação na cobrança da dívida ativa, a qual poderá ser proposta na cobrança dos créditos inscritos em DAU, pela PGFN, bem como daqueles inscritos em dívida ativa de Estado, Distrito Federal ou Município, nos termos da legislação desses entes, desde que apurados no âmbito do Simples Nacional.

Entre as disposições ora introduzidas, destacamos é vedada a transação, com efeitos desde 1º.10.2021, que:

a) reduza o montante principal do crédito, assim compreendido seu valor originário, excluídos os acréscimos concedidos em razão de descontos nas multas, nos juros de mora e nos encargos legais relativos a créditos a serem transacionados que sejam classificados como irrecuperáveis ou de difícil recuperação

b) implique redução superior a 70% do valor total dos créditos a serem transacionados (antes era vedada a redução superior a 50%); ou

c) conceda prazo de quitação dos créditos superior a 145 meses (antes era vedada a concessão de prazo superior a 84 meses).

Fonte: Empresarial

3/11/2021



O que é comportamento organizacional?

Podemos definir como comportamento organizacional o conjunto de atitudes passíveis de avaliação, de um indivíduo dentro e fora de uma organização.

Esse conjunto de atitudes soma o posicionamento, o comportamento, e também o relacionamento individual e coletivo dos colaboradores no ambiente de trabalho.

O comportamento organizacional é avaliado, pois, ele pode afetar o clima organizacional de uma empresa de maneira positiva ou negativa, por isso, para o setor de Recursos Humanos, essa avaliação guia as estratégias da organização, por meio do conhecimento detalhado das ações de cada profissional.

Como ele surgiu?

Existem relatos na história que dizem que a definição do comportamento organizacional surgiu de estudos de pesquisadores de psicologia, sociologia, ciência, política, economia e outras ciências sociais, que procuravam desenvolver uma estrutura unificada para as pesquisas ligadas às organizações, e isso aconteceu no final de 1940.

Porém, bem antes disso, na década de 1890, com a administração científica, os estudos do comportamento organizacional começaram a se formar e se transformar em uma disciplina acadêmica.

O forte movimento das relações humanas, dos anos de 1930 a 1950 moldaram o estudo do comportamento organizacional, graças ao desenvolvimento estudioso de diversos nomes.

Entre 1960 e 1970, o comportamento organizacional se tornou uma pesquisa mais quantitativa, produzindo ideias como organização informal e dependência de recursos. E finalmente, na década de 1980, essa pesquisa se transformou em uma área de estudo das organizações.

Opinião de estudiosos sobre o comportamento organizacional

Quais são os objetivos do comportamento organizacional?

A avaliação do comportamento organizacional, apesar de parecer uma estratégia simples de aplicar na estrutura de uma empresa, é, na verdade, uma medida que exige rigor e atenção dos gestores de pessoas, pois envolve muita pesquisa para descrever, compreender, prever e controlar as situações.

Descrever: a aplicação do comportamento organizacional no modelo de descrição, envolve uma pesquisa capaz de entender os elementos do comportamento do colaborador detalhadamente.

Compreender: na sequência, após entender o comportamento de um profissional, a empresa precisa descobrir por que ele tem esse comportamento na organização.

Prever: após avaliar e compreender o comportamento do colaborador, essa pesquisa auxilia que a empresa realize projeções, boas ou ruins, a partir do jeito que o funcionário age e reage no negócio.

Controlar: e, por fim, com todas as fases anteriores, fica muito mais fácil para um gestor controlar as situações e o clima organizacional da empresa, tudo graças a identificação das características de um profissional na organização.

Como o comportamento organizacional é definido?

O comportamento organizacional é definido com base em alguns conceitos fundamentais, que fazem parte das características naturais das pessoas e das organizações, como:

comportamento motivado;
conceitos holísticos;
diferenças individuais;
dignidade humana;
interesses diversos;
organização como um sistema social;
valores;
e muito mais.

Esses conceitos fundamentais são divididos em níveis e teorias, os níveis descreveremos adiante neste texto, já as teorias, focam em cinco campos de estudos específicos, dando amplitude para a avaliação do comportamento organizacional, sendo elas:

teoria clássica: busca encontrar elementos para gerenciar organizações complexas;
teoria da administração científica: busca criar parâmetros de eficiência;
teoria das relações humanas: busca priorizar a força humana, ao invés de outras características da organização;
teoria dos sistemas: busca relacionar a tecnologia a melhoria dos processos de uma empresa;
teoria da contingência: cria um pensamento que nada é absoluto num negócio, e tudo se correlaciona no crescimento da organização.

Qual a importância de analisar o comportamento organizacional?

A análise do comportamento organizacional é uma prática fundamental e indispensável, que auxilia os negócios a entender o comportamento de seus colaboradores, e a forma como ele pode afetar o andamento da organização.

Com essa estratégia aplicada ao gerenciamento de recursos humanos, a empresa consegue melhorar seu clima organizacional, e deixar seus colaboradores mais engajados e produtivos, graças a criação de melhores condições de trabalho, que motivem seus funcionários e transformem seus comportamentos.

Como ele pode auxiliar no desempenho da empresa e colaboradores?

Por meio da análise do comportamento organizacional, empresas e colaboradores notam rapidamente mudanças ligadas às metas do negócio e também a produtividade dos funcionários, e essas mudanças podem ser notadas na:

comunicação interna, que fica mais fácil;
relação intergrupal, que pode ser entendida e gerenciada mais facilmente;
gestão de pessoas, que se torna mais direcionada;
inteligência emocional, que passa a ser respeitada de forma individual e coletivamente;
visão do capital humano, que se torna mais abrangente;
e outras mudanças.

Principais tipos de comportamento organizacional?

Cada organização possui suas próprias características internas, que originam o foco de comportamento esperado para que o clima organizacional seja agradável e gere bons resultados.

Com isso, é importante que ao avaliar o comportamento organizacional, a equipe de gestão de pessoas entenda exatamente quais os comportamentos mais se alinham às expectativas do negócio, podendo ser características focadas em:

autocracia;
ética;
responsabilidade;
controle gerencial;
competitividade;
perseguição;
resultados;
responsabilidade;
dentre outros tipos de comportamento organizacional.

Como o comportamento organizacional é avaliado?

O comportamento organizacional é avaliado em três níveis, sendo eles:

Individualidade

O nível individual estuda o potencial de cada indivíduo, desde as suas características únicas, até as suas questões motivacionais, emocionais e também de inteligência emocional.

Nesse nível considera-se que o individuo tem:

capacidade limitada para respostas;
percepção e capacidade de avaliar;
necessidades que precisam ser atendidas;
perspectivas de futuro.

Coletivamente

O nível grupal avalia o comportamento de forma coletiva, considerando a importância e as influências de cada pessoa em um grupo, podendo ser grupos formais e integrados, unidos para realizar tarefas; e grupos informais, que se reúnem por amizade e interesses em comum.

Nível empresarial

No nível organizacional, o comportamento é analisado de maneira global. Todas as características são avaliadas considerando as políticas e o clima organizacional, onde o objetivo são os resultados gerados para o negócio.

Esse nível avaliativo facilita na manutenção dos relacionamentos de um negócio, e auxilia as empresas a manterem um espaço de trabalho mais harmônico, pois, avaliando o comportamento organizacional em nível empresarial, elas conseguem prevenir e identificar problemas entre colaboradores.

Conclusão

A análise do comportamento organizacional ajuda a empresa a compreender melhor os indivíduos, como parte da cultura de um negócio, e os resultados dessa metodologia aplicada ao empreendimento podem ser notados em diversos níveis.

Esse estudo, que ajuda os gestores de pessoas a entender o comportamento das pessoas, individualmente e em grupos nas organizações, é uma arma poderosa no desenvolvimento e estímulo dos bons relacionamentos de equipes, sendo uma estratégia de grande impacto para os negócios.

Avaliar os comportamentos, é uma forma de demonstrar para os funcionários que a empresa se importa com os níveis de satisfação e motivação, que podem sofrer quedas motivadas por relacionamentos ruins. O resultado disso é: uma empresa com colaboradores mais engajados, e um negócio com uma boa imagem de mercado.

Fonte: Empresarial

3/11/2021



Um número surpreendente de brasileiros estão com a vacinação atrasada, fato que pode prejudicar o reaquecimento econômico que o país tanto busca nesse cenário de recuperação da pandemia.

Mais de 18 milhões de brasileiros que já deveriam ter tomado a segunda dose da vacina contra a covid-19 para completar o ciclo de imunização estabelecido pelas autoridades sanitárias ainda não o fizeram.

A vacina é considerada por especialistas e economistas como parte essencial da recuperação do país, já que assim os riscos de desenvolver problemas de saúde graves diminui consideravelmente, não sobrecarregando o sistema de saúde e, portanto, evitando problemas de gestão de recursos, gestão financeira e outros.

Além disso, com as duas doses (ou mesmo três para aqueles que têm direito), o tempo de recuperação em casos de contaminação é bem menor, evitando que as empresas fiquem desfalcadas por um longo período, prejudicando o andamento do negócio.

Segundo o Ministério da Saúde, o atraso é preocupante - mesmo considerando que, na última semana, este número caiu 10%, baixando de 20 milhões de pessoas cuja segunda dose da vacina estava atrasada, para os atuais 18 milhões.

“Mesmo com um cenário mais tranquilo, com queda no número de casos, óbitos e internações, não dá para relaxar nessa hora. Todos sabemos que só com a segunda dose é que garantimos a máxima proteção contra a doença. Precisamos vencer o vírus. E uma das formas de vencê-lo é vacinar toda a população brasileira”, mencionou, citando que a média móvel de casos caiu 85,4% entre abril deste ano e segunda-feira (25), enquanto a média móvel de mortes diminuiu 88,9%.

Fonte: Economia

3/11/2021



Uma nova modalidade de golpe do Pix mira nos micro e pequenos empreendedores. Com o aumento no uso da ferramenta de pagamento instantâneo do Banco Central para realizar compras e transações com lojas, os criminosos se adaptaram à novidade: eles agora abrem contas PJ em diversos bancos com nomes propositalmente errados de grandes marcas, e mentem sobre transferências para fisgar empresários desatentos.

A empresa especializada em proteção digital, descobriu por meio de sua divisão de inteligência de plataforma que os criminosos estão se reinventado quando se trata de golpes com Pix. O esquema de engenharia social que tem como alvo MPEs e MEIs é conhecido no mercado como “golpe do falso fornecedor”.

O novo golpe do Pix, se tornou cada vez mais recorrente nas últimas semanas. As empresas de pequeno porte são as principais vítimas, e os prejuízos para cada tentativa bem-sucedida variam entre R$ 10 e R$ 10 mil.

O golpe do falso fornecedor só funciona a partir da engenharia social, contando com uma falha humana no pagamento a prestadores de serviço. Os golpistas abrem contas PJ em bancos digitais com nome de empresas fictícias. Elas têm nomes parecidos com o de empresas reais, mas propositalmente erram uma letra ou número.

Após a abertura de conta, os criminosos fazem contato com a vítima. Eles se passam por fornecedores de uma grande empresa, e então informam que houve uma mudança nos processos de pagamento via Pix e pedem uma nova transferência para confirmação.

“Os fraudadores podem ter acesso à lista de fornecedores de várias maneiras: por vazamento de dados na internet, por informações internas ou até mesmo entrando no site da empresa e vendo um selo no rodapé da página”, conta, analista de segurança da informação. “Há casos em que os criminosos solicitam no contato o valor exato da fatura do contrato entre as empresas”.

O golpe do fornecedor tem mais chances de sucesso quando praticados sobre empresas que não têm um procedimento de pagamento rigoroso. Vale lembrar que a confirmação do Pix apresenta o nome do destinatário, CNPJ e banco.

Dicas de como não cair no golpe do Pix para MPEs

O cliente pode se prevenir do golpe do fornecedor. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) recomenda ao usuário que confira as informações do recebedor ao pagar um boleto ou fazer o Pix.

Explica que criminosos podem abrir contas corporativas à vontade, já que o processo está cada vez mais fácil. Também não é ilegal abrir um MEI, o que joga a favor dos golpistas.

“No entanto, há algumas características que podem ajudar a barrar esta abertura em massa, como por exemplo olhar para os dispositivos (computadores ou smartphones) utilizados pelos estelionatários: certamente haveria um comportamento suspeito de várias contas serem abertas a partir de um número limitado de aparelhos, ou em um determinado raio de localização.”

A Febraban ressalta que não é seguro compartilhar senhas por mensagens, e-mails ou SMS. A associação lançou no dia 18 de outubro uma campanha antifraude com o aumento dos golpes no Pix.

Além disso, listou algumas dicas importantes para MPEs evitarem golpes:

Não confiar em contatos desconhecidos, por mais que se passem por fornecedores;
Faça contato com o fornecedor em números/e-mails seguros e comumente utilizados;
Verifique os dados do destinatário do PIX;

Independentemente de o valor solicitado condizer com faturas pagas anteriormente, sempre consulte a pessoa responsável por administrar aquele contrato;

Caso o solicitante insista no pagamento ou peça para não encerrar a ligação, desconfie;

Atente-se: o PIX não necessita de transações de ativação;

Fornecedores nunca realizam alteração de dados bancários/recebimento por telefone sem formalização;

Não informe dados pessoais e comerciais;

Não confirme informações sigilosas entre a empresa e fornecedor (valor de fatura, serviços contratados, etc);

Por mais que o solicitante confirme todos os dados da empresa, não realize transações sem a formalização por canais seguros.

Fonte: Empresarial

25/10/2021



A Receita Federal encontrou inconsistências em Declaração do Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido de mais de 16 mil empresas, que estão sendo notificadas.

Segundo o Fisco, os indícios de inconsistência verificados, apenas para os ano-calendário de 2018, envolve um montante de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.

Os problemas nas declarações foram observados após análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros.

As empresas com inconsistência nas declarações receberão avisos de autorregularização por via postal e por meio de mensagem na caixa postal no e-CAC (centro de atendimento virtual) da Receita Federal. Elas terão até 13/12/2021 para acertar as pendências. Após essa data, será realizada nova verificação nas declarações.

Os contribuintes que não se regularizarem estarão sujeitos ao lançamento de ofício.

Informações sobre as pendências e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis no endereço eletrônico da Receita Federal, na área de Malha Fiscal.

Fonte: Técnicas

25/10/2021



Muitas vezes, é comum que nos deparemos com situações embaraçosas e constrangedoras. A aquisição de uma dívida, por exemplo, é uma dessas situações que mais perturbam a cabeça dos brasileiros. Soma-se a essa situação um credor estatal, com poderes legais sobre a dívida e a preocupação eleva-se a níveis mais significativos.

No entanto, nada nesta vida é eterno e, para tudo, podemos arrumar uma solução. O importante nesse momento é não perder a cabeça, pois somente dessa forma podemos pensar com racionalidade e encontrar a melhor alternativa para nos livrarmos de vez desse problema.

Sendo assim, se você está com os seus impostos atrasados e busca por uma solução diante desse imbróglio, confira o que fazer diante dessa situação.

Quais são as consequências dos impostos atrasados?

As consequências dos impostos atrasados podem variar de acordo com a dívida. Contudo, as sanções mais comuns são:

Dificuldade em obter linhas de crédito

Se você possui um negócio ou quer abrir um, muito dificilmente conseguirá alguma linha de crédito ou algum incentivo governamental, algo que pode ser vital para a expansão e até mesmo para a manutenção de uma empresa em período de crise.

Licitações públicas negadas

Outra oportunidade que pode vir a ser bloqueada pela falta de pagamento dos impostos é a participação de licitações públicas, algo que poderia elevar a credibilidade do seu negócio a outros patamares.

Pagamento de multas

Além de cair em uma lista de nomes inadimplentes, o atraso dos impostos pode acarretar multas extraordinárias, com taxas de juros altíssimas, que muitas vezes ultrapassam até mesmo o valor inicial do imposto.

O fisco pode bater na sua porta

O caso mais grave do atraso de impostos é quando a Receita Federal acusa o devedor de sonegação. Quando isso ocorre, a situação se mostra um pouco mais complicada, sendo que os funcionários, sócios e até mesmo diretores de determinado negócio podem responder por alguma ação judicial.

O que fazer quando os impostos estão atrasados?

Como cada caso é um caso, não podemos aqui propor uma bala de prata para solucionar todos os problemas de um atraso nos pagamentos de impostos. Todavia, existem algumas soluções práticas e muito difundidas pelo país.

1. Contrate um profissional

Nesse momento, é preciso lidar com opiniões sérias e embasadas, seja de um contador ou de um advogado. Desse modo, se preciso for, não hesite em acionar a ajuda desses profissionais.

2. Recorra a programas já existentes

Já existem recursos disponíveis para quem precisa honrar uma dívida e não sabe como. Os mais conhecidos são o Programa de Recuperação Fiscal, no qual a dívida de pessoas jurídicas pode ser parcelada, e o Programa de Integração Social, no qual a empresa é ajudada em contas como o abono, auxílio-desemprego e a participação na receita das instituições.

3. Pegue um empréstimo

Em último caso, visto que nunca é recomendável adquirir uma dívida para saldar outra, a menos que haja menores juros e tributos envolvidos, você pode pegar um empréstimo junto a uma instituição financeira. Claro que tudo isso precisa ser bem planejado e claramente discutido entre todos os envolvidos.

Fonte: Contabéis

25/10/2021



Atualmente, o Pix é um dos sistemas de pagamentos mais utilizados no Brasil. Assim como acontece em outras operações existentes, o usuário pode passar por erros ao fazer o Pix. Caso a pessoa passe por uma situação dessa, entenda o que pode ser feito.

Erros ao fazer o Pix: Chave Pix não encontrada

Este problema porque aconteceu um erro na digitação, ou ainda porque a chave não foi cadastrada no sistema. Se essa hipótese acontecer, a
instituição bancária precisa informar que a transação não foi feita porque a chave não foi encontrada.

Sendo assim, o usuário deve verificar se a chave foi digitada corretamente. Se o erro continuar, vale pedir novamente o código para a outra pessoa.

Chave Pix no formato errado

Neste caso, o problema acontece porque o usuário digitou o dado em um formato incompatível com os disponibilizados pelo sistema — CPF/CNPJ, número de celular, e-mail e chave aleatória.

A instituição precisa comunicar sobre a transação incompleta porque teve um problema no formato da chave Pix. Para a solução, será preciso revisar a chave digitada, de forma a assegurar que ela está em um formato válido e escrita da forma certa.

Erro na liquidação da transação

Geralmente, este problema ocorre pela falta de saldo suficiente na conta, porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, por falha técnica ou porque a pessoa ultrapassou o tempo limite. A instituição deve avisar que a transação não foi completada, e deve indicar qual foi o problema.

A solução depende do motivo que causou o erro na liquidação. Caso o saldo seja insuficiente, será preciso efetuar um depósito na conta, por exemplo. Se a conta estiver indisponível, vale verificar com a outra pessoa se existe algum problema.

Já caso tenha um uma falha técnica ou a transação aossou do tempo máximo para ser feita, é possível que o sistema esteja passando por oscilação. Nesta situação, é recomendável esperar um tempo — e tentar novamente.

Falha de comunicação com o sistema Pix

O problema significa que a instituição financeira não conseguir trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais do Banco Central. Este órgão possibilita a busca por detalhes de contas por meio das chaves.

Nesta situação, a instituição deve apontar que a transação não foi feita por conta de algum erro técnico ou de comunicação. Se o problema acontecer, é indicado esperar um pouco, pois o sistema deve estar passando por oscilação.

Problema com QR Code do Pix

Entre os motivos que causam esta situação, estão a chave inexistente ou a perda do prazo de validade do código.

Neste sentido, a instituição precisa informar que a transação não foi finalizada por conta de um problema técnico ou de comunicação — caso a chave não exista — ou pelo fato de que o QR Code não tem mais validade. A solução mais indicada é avisar o emissor do código sobre o erro, e solicitar um novo código.

Envio de Pix para a conta errada

Se o dinheiro foi enviado para o destino incorreto, é recomendável saber quem é o destinatário. Neste sentido, vale destacar que as chaves cadastradas têm informações do recebedor. Com isso, quem enviou a quantia pode explicar ao banco o ocorrido.

Caso obtenha o contato do recebedor, a pessoa pode pedir a devolução do dinheiro. Se a devolução não acontecer, ainda há a possibilidade de realizar um boletim de ocorrência.

Fonte: Empresarial

25/10/2021



Uma pesquisa realizada pela empresa de sistemas de controle de ponto do país, avaliou a situação da volta ao trabalho presencial com o avanço da vacinação no Brasil, demonstrando que a maior parte das empresas pretende retomar o trabalho nos escritórios físicos.

O estudo feito com a participação de representantes de mais de 200 empresas de diferentes setores apontou que 62,1% das empresas querem voltar ao presencial, enquanto 30,1% das companhias adotarão um regime híbrido, com parte dos funcionários em home office e outra parte no escritório.

O trabalho remoto com idas ao escritório apenas em situações muito específicas deve ser adotado por 4,4% das empresas. Apenas 2,4% das instituições afirmaram que irão abandonar de vez os escritórios e manter todos os funcionários em casa. 0,5% das companhias que participaram do estudo responderam que somente cargos de liderança devem voltar ao trabalho presencial.

"O levantamento mostra uma reposta positiva para o retorno ao trabalho presencial, uma vez que as empresas já se sentem seguras após a vacinação completa dos funcionários e também com os hábitos que se tornaram parte do cotidiano de todos, como uso de máscara, álcool em gel e o respeito ao distanciamento social", explica, Head de Softwares.

Melhor momento para retorno

A pesquisa também avaliou em que momento as empresas devem retomar o trabalho presencial, sendo que 36,3% das instituições afirmaram que deve ocorrer apenas após a vacinação completa de todos os colaboradores. Outros 34,2% indicaram que irão retomar o modelo de presencial, mesmo que boa parte dos funcionários não esteja imunizada.

Os números não apenas evidenciam a determinação das companhias pela volta aos escritórios, mas reforçam a importância dos funcionários se imunizarem, uma vez que o estudo também revelou que 35,1% das instituições pretendem exigir o comprovante de vacinação.

LGPD e incentivo à vacinação

O levantamento também alerta para o modo como as instituições lidarão com dados de seus funcionários, uma vez que a Lei Geral de Proteção de
Dados classifica informações referentes à saúde como dados sensíveis, e seu compartilhamento ou vazamento é ilegal.

Em relação ao incentivo das empresas para que os funcionários se imunizem, 95,6% das instituições afirmaram que liberaram seus colaboradores para se vacinar durante o horário de trabalho, na data indicada pelas Prefeituras Municipais. 4,4% não permitiram.

O estudo ainda revelou a quantidade de empresas que realizaram a vacinação contra Covid-19 internamente. 93% das companhias afirmaram que não adotaram esse procedimento, mas 7% responderam que disponibilizariam vacinas para seus funcionários.

Fonte: Trabalhista

18/10/2021



As holdings são empresas criadas para comprar e possuir ações de outras companhias, conhecidas como subsidiárias. Dessa maneira, elas detêm o controle acionário e funcionam como uma sociedade gestora, sendo primordiais para suas secundárias. Por esse motivo, é possível conjecturar que as holdings não produzem bens ou serviços ou sequer participam das operações diárias relacionadas aos negócios destas organizações. Mesmo neste contexto, elas são capazes de estruturá-las e podem fornecer proteção contra diferentes riscos.

Conheça outros benefícios deste tipo de empreendimento:

1. Protege ativos e patrimônio

Uma holding pode deter ativos valiosos de uma empresa, que vão desde a propriedade intelectual aos equipamentos, passando pelo seu patrimônio. Assim, as subsidiárias podem assumir as operações diárias do negócio, bem como suas responsabilidades comerciais, ao passo em que seus ativos valiosos (detidos pela holding) estarão protegidos das ações de credores e outras adversidades que podem acometer a corporação.

2. Reduz os riscos

Já foi pontuado acima que a holding é responsável por deter os ativos valiosos das companhias e, além disso, é uma entidade separada das suas subsidiárias, certo? Agora, imagine que estas empresas secundárias tiveram um desempenho ruim e estão passando por apuros. Como seus ativos estão com a holding, o risco de perdê-los é minimizado e eles acabam ficando assegurados. Logo, se uma empresa operacional enfrentar insolvência, a holding poderá até perder uma quantia monetária.

A parte positiva é que ela não será perseguida legalmente para cumprir com as mesmas responsabilidades – o que reduz consideravelmente os riscos de ser afetada pelo prejuízo. Além disso, os diretores da holding podem estabelecer um procedimento de estruturação de dívidas que beneficie todas essas corporações e ajudá-las a obterem termos de financiamento mais favoráveis do que se estivessem independentes.

3. Minimiza os impostos

Uma holding pode ser criada com o intuito de reduzir o valor dos tributos que o grupo deve pagar como um todo. Isso porque ela é capaz de ser estruturada para se obter taxas de impostos menores ou pode, até mesmo, ser estabelecida em outro país que tenha alíquotas mais baixas. No Brasil, por exemplo, existem três regimes possíveis a serem aplicados nesta sociedade gestora: o lucro presumido, o lucro real ou o arbitrado. Ainda assim, o primeiro costuma ser o mais utilizado, já que é mais fácil apurá-lo e possui uma boa redução da carga tributária.

4. Maior controle e gestão

Normalmente, a gestão tanto da empresa quanto de suas subsidiárias é controlada pelos diretores da holding. Isso é essencial, porque proporciona uma estrutura de gestão coesa, unificada e centralizada, uma vez que toda a administração e política empresarial passa a se tornar uma só. Essa vantagem permite que a organização concilie suas expectativas, maximize seu desempenho e cresça consideravelmente, o que traz uma série de benefícios para a sua evolução no mercado.

Fonte: Carreira

18/10/2021



Entre maio e agosto deste ano, 1,4 milhão de novas empresas foram abertas no país, segundo o Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. O resultado representa aumento de 1,9% em relação ao primeiro quadrimestre. Já quando a comparação é com o mesmo período de 2020, o crescimento chega a 26,5%. Mas, agora, esse recorde pode ser quebrado por causa das medidas aprovadas pelo Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.

As novas regras que entraram em vigor em setembro dispensam, por exemplo, a pesquisa prévia de viabilidade locacional nos casos em que a atividade exercida pelo empresário é realizada exclusivamente de forma digital. A exigência que existia até então era para inibir a criação de empresa-fantasma.

Outra mudança beneficia diretamente os microempreendedores individuais. O alvará pode ser substituído por um termo de ciência e responsabilidade, emitido pelo próprio MEI por meio do portal do empreendedor.gov.br, de forma gratuita, para que o negócio comece a funcionar.

Não é que não vai ter mais alvará. Mas o empreendedor poderá iniciar os trabalhos enquanto aguarda que os responsáveis façam a vistoria, explica a advogada trabalhista empresarial:

Na pandemia, muita gente ficou desempregada, e ser MEI virou a solução. Facilitar a abertura de negócios é uma forma de embutir dinheiro na economia e gerar empregos, ainda que informais.

Empreendedores que resolverem usar o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) como nome da empresa estarão dispensados da pesquisa para verificar a disponibilidade do nome do negócio, visto que cada CNPJ é único. A medida não impede, porém, que o trabalhador escolha um nome-fantasia para a sua loja.

Outro ponto é a dispensa da aprovação em Junta Comercial para efetivação de registro caso a resposta demore. Desse modo, o empreendimento pode ter início mesmo sem concluir esse procedimento.

Fonte: Trabalhista

18/10/2021



A pandemia afetou diretamente o trabalho de inúmeros brasileiros, inclusive dos autônomos. Apesar do impacto econômico que refletiu também no setor de serviços, a chance de oferecer os serviços de maneira remota, tem sido uma alternativa rentável e segura para algumas profissões.

O aplicativo para a contratação de serviços no Brasil, professores, psicólogos, nutricionistas, músicos, contadores, entre outros profissionais, podem oferecer serviços remotamente, mantendo a qualidade, comodidade e a segurança de ambos.

Aprenda algumas dicas de como oferecer seu trabalho respeitando o distanciamento social e mantenha-se no mercado de trabalho mesmo diante das adversidades.

Analisar a situação do cliente

Ao encontrar um cliente interessado na contratação de um serviço ou na realização de um orçamento, a primeira atitude do profissional deve ser a de analisar os detalhes da demanda e verificar a possibilidade de solucioná-la de forma remota.

No caso de profissionais como encanadores, eletricistas e pedreiros, que são procurados para reformas e reparos, o recomendável é ver o grau de complexidade do conserto e, se possível, fornecer instruções para guiar o consumidor em algum ajuste, agindo como um consultor. Dependendo do caso, uma chamada de vídeo pode auxiliar o contratante a resolver o problema, evitando assim o atendimento presencial do trabalhador, que ainda pode economizar com o tempo e gasto de deslocamento.

Explicar condições de pagamento e de serviço

Em algumas situações, o consumidor pode estranhar o fato de contratar um serviço remotamente e para evitar qualquer mal-entendido, o recomendável é que o profissional seja bem claro quanto ao formato da prestação de serviços.

Nesse momento, é interessante pontuar a priorização da segurança, tanto do cliente quanto a própria. Além disso, outro ponto que deve ser explicado é a forma de pagamento, que pode ser desde transferência bancária até outros métodos do mercado, tais como Pix, PayPal e MercadoPago, por exemplo.

Data e horário agendados para a realização do trabalho

Assim como no trabalho presencial, o prestador precisa alinhar uma data e horário para prestar o serviço. Ao realizar o agendamento, o profissional pode usar ferramentas gratuitas para se organizar, e uma dessas ferramentas é o Google Calendar.

E para videochamadas, pode utilizar plataformas como Hangouts e Skype, que são indicadas por conta da estabilidade na chamada, e assim trocar instruções ou dúvidas em tempo real.

Seja criativo

Crises podem se tornar oportunidades mesmo para aqueles que sempre trabalham em apenas um modelo de negócio. Sendo assim, o profissional autônomo pode investir em técnicas de fidelização de clientes, seja com um atendimento mais personalizado ou até mesmo um relacionamento pós-venda online diferenciado e individualizado. Para chamar a atenção de clientes em potencial é válido investir tempo nas redes sociais e produzir conteúdos relevantes.

Fonte: Tecnologia

18/10/2021



Canal prioriza a melhoria da experiência do cliente e foi refeito com base em pesquisa realizada com os próprios usuários.

A CAIXA lançou a nova página eletrônica do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), elaborada a partir de pesquisa realizada com usuários no site até então em uso, onde foram identificadas as principais necessidades dos clientes.

Com essa ação, ao mesmo tempo em que a atual gestão da CAIXA facilita a comunicação virtual com o cliente do Fundo, comemora a retirada da ressalva do balanço do FGTS de 2020, fato que não ocorria desde 2015, bem como celebra a finalização do depósito do lucro do FGTS de 2020 nas contas dos trabalhadores, antes do prazo regulamentar de 31 de agosto.

Essas informações, dentre outras, estão disponíveis no novo site do FGTS, que recebe mais de 8 milhões de acessos por ano, média de 660 mil acessos por mês, oriundos de mais de 150 países.

O novo site possui design moderno e atrativo, conteúdo completamente revisado e adaptável a todos os formatos de tela e aos mais variados dispositivos eletrônicos (computador, tablet e smartphone). Além disso, os motores de busca e localização de conteúdo foram otimizados e o conteúdo categorizado para cada nicho – Trabalhador, Empregador e Investimentos. Na área de Investimentos, estão informações sobre aplicações do Fundo, Financiamentos e Programas do FGTS.

Na TV FGTS, área interativa do site, estão disponíveis vídeos produzidos pela CAIXA atinentes ao Fundo, além das reuniões do Conselho Curador, que são transmitidas ao vivo na página, de acordo com o calendário de reuniões do Conselho.

A navegação pelo site é intuitiva e foi concebida para ser uma experiência agradável ao usuário, sendo que os assuntos de maior interesse público estão em destaque na primeira página.

Para reforçar o compromisso com a transparência e governança na gestão do FGTS, foi criada uma página dedicada aos Relatórios, Demonstrações Financeiras, Balanços e Balancetes do Fundo, que presta contas à sociedade e ratifica a importância do FGTS para o Brasil.

Transparência na relação com os cidadãos, seriedade na prestação de contas, agilidade na distribuição de R$ 8,1 bilhões de lucro nas mais de 191 milhões de contas dos trabalhadores antes do prazo previsto, além da retirada da ressalva do balanço de 2020 do FGTS, terminam por demonstrar o compromisso da atual gestão do banco com a transparência na administração e operacionalização do Fundo de Garantia.

Fonte: Técnicas

13/10/2021



Os empreendedores de 23 estados e do Distrito Federal podem abrir empresas mais rapidamente em caso de demora dos governos locais. As Juntas Comerciais dessas unidades da Federação aplicam as determinações da Lei 14.195, sancionada no fim de agosto.

Essa lei dispensa a autorização das prefeituras (ou do governo do Distrito Federal) nos casos em que os governos locais não respondam imediatamente às Juntas Comerciais sobre a pesquisa prévia da viabilidade. Nessa etapa, são analisadas as condições para o empreendedor exercer a atividade no local pretendido.

A medida está em funcionamento nas seguintes unidades da Federação: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. O processo está em andamento na Junta Comercial de Santa Catarina. Apenas os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro não têm previsão para adotarem o modelo.

Com a lei, a pesquisa prévia passa a ser exigida somente nos casos em que o município responde ao empreendedor de forma imediata, pelo sistema da Junta Comercial. Caso isso não ocorra, o futuro empresário poderá escolher entre esperar a resposta ou seguir diretamente para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) . Atividades exercidas exclusivamente pela internet, sem estabelecimento físico, também estão dispensadas dessa etapa.

Simplificação abertura de empresas

De acordo com a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, esse modelo segue as práticas de abertura de empresas nas principais economias do mundo.

Nas localidades onde a medida foi posta em prática, a média de tempo de resposta do município chega a 1 dia e 5 horas, representando 50% do tempo necessário para a obtenção de um novo CNPJ.

A simplificação da abertura de empresas tornou-se possível por causa da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), rede de sistemas integrados entre a União, estados e municípios.

Os municípios devem procurar as Juntas Comerciais e aderir à plataforma oferecida pelos estados para acelerar a abertura de novos negócios.

Fonte: Empresarial

13/10/2021



Para que uma empresa consiga alcançar o tão sonhado sucesso, é preciso manter um excelente planejamento estratégico. Logo, uma holding empresarial necessita de gerenciamento para funcionar com eficiência.

Porém, como administrá-la da melhor maneira? Conhecer algumas dicas vai te ajudar nesse planejamento.

É a partir de uma gestão eficaz que o empreendedor abre espaço para ótimas oportunidades no mercado. Com uma holding empresarial não é diferente: saber como administrar o método é essencial para garantir o crescimento gradativo da organização.

Além disso, o planejamento é indispensável para otimizar todo o processo, assegurando boas práticas de gestão. Assim, é possível manter o controle dos investimentos e da saúde financeira, principalmente nas estratégias de longo prazo. Um dos maiores intuitos de uma holding empresarial é administrar patrimônios, independentemente do tipo.

Esse controle inclui a gestão de ações, patentes, títulos, direitos autorais, imóveis, entre outros. Portanto, realizar um bom planejamento do processo é imprescindível para evitar dores de cabeça no futuro. Em vista deste cenário, preparamos este artigo com as melhores dicas para você colocar em prática na sua empresa. Investir em uma excelente gestão é um passo essencial em direção ao sucesso!

Elaboração do planejamento estratégico

Uma dica fundamental para administrar uma holding empresarial é apostar em um planejamento estratégico completo, pois elaborar um plano de negócios vai te ajudar a definir objetivos de longo prazo. Além disso, também é possível traçar o melhor caminho para atingir bons resultados a partir da gestão financeira.

Com esse planejamento em mãos, cria-se uma visão abrangente dos limites de orçamento, garantindo o controle das despesas nos próximos anos. Durante a fase do planejamento, atente-se em definir a quantidade de colaboradores para aplicação das estratégias.

Análise de mercado

Outra dica muito importante é realizar uma análise do mercado que a holding empresarial vai atuar. Ter esse cuidado é fundamental para que você encontre as melhores oportunidades de mercado, de acordo com os setores em expansão.

O levantamento de opções de investimento é uma fase decisiva durante o processo de gestão, facilitando sua administração. Analisar quais são as demandas e exigências do mercado, seguindo sua experiência, vai te ajudar a formular estratégias específicas e mais eficientes.

Auxílio da tecnologia

Hoje em dia, contar com a ajuda da tecnologia nos processos de gestão é um investimento que, com certeza, resulta em diversos benefícios para a empresa. As transformações digitais, ao longo dos anos, tornaram possíveis várias inovações tecnológicas, modificando a dinâmica do ambiente corporativo.

Para garantir o controle total de uma holding empresarial, implementar recursos tecnológicos vai facilitar a integração e o compartilhamento de informações entre todas as unidades. Assim, é possível acompanhar com
agilidade as atividades de cada empresa, além de assegurar maior mobilidade e administração financeira.

Definição de fontes de financiamento

A definição prévia de fontes de financiamento também é uma dica importante para aprimorar a administração de uma holding empresarial. Caso a sua empresa não tenha capital necessário para o financiamento, é necessário fazer um levantamento de possíveis investidores.

Para isso, é preciso apresentar o planejamento de negócios aos parceiros em potencial. O plano deve ser elaborado com bastante eficiência, pois somente assim demonstra-se aos investidores a qualidade e garantia de seus serviços.

Fonte: Contábil